sábado, 1 de maio de 2010

Honrado tipo de ensino.

   Vi a pouco uma reportagem no Record News sobre um interior qualquer do país em que a professora de uma escola pública havia sido indiciada por chamar uma aluna de retardada. Visto que não foi o seu único ato, segundo declarações das próprias criancinhas.
   Mesmo caindo de sono, não pude deixar de ouvir essa reportagem. Ver e ouvir foi bem fácil, difícil mesmo foi conseguir acreditar nisso. Hoje em dia, todos em sã consciência sabem que o que gera um futuro promissor é a educação e saúde. Alguns pais trabalham duro para conseguirem um lugarzinho especial para seu filho em uma escola paga. Outros, apesar dos esforços, são capazes infelizmente de conseguirem uma vaga apenas em escolas do Estado (após horas, dias e noites numa fila). Tais pais acreditam que o filho ir para a escola é o primeiro passo para ter o tal do futuro espetacular. Acreditam fielmente que isso depende quase que exclusivamente da escola. Campanhas e propagandas no mundo inteiro deixam a todos bem informados de que a escola é o principal meio de aprendizado, tanto intelectual, quanto moral.
   Sim, corretíssimo! A escola é essencial. Mas diga-me, como se sentiram as mães da escolinha em que a querida professora cometeu atos tão imorais e sem absolutamente nada de intelectualidade? Será que pensaram nos traumas que poderiam afetar seus lindos filhotes? E como fica o conceito tão fundamental de que escola é a essência da vida? Claro, salve a grande maioria de professores que são aos muitos elogiados por esse ofício. Pois amam o que fazem. TAÍ! O segredo é AMAR o que se faz. Vai ver essa professora nem sequer é treinada pra isso. Vai ver ela assim como a maioria da população precisa de algo para sustentar-se e quem sabe até, para poder colocar seus filhos em uma boa escola. Ou então, ela não ama seu papel. É, o que está faltando nessas mentes é algo mais complexo e lindo: amor! Amor por seu trabalho, pronto. Isso já nos faz amar a tudo o que nos cerca.
   Vai ver, ela queria apenas passar aos seus alunos o estresse no qual a acompanha durante toda a vida. Talvez porque se sinta revoltada por não ter tido a educação que seus alunos esperavam tanto encontrar nessa tal escolinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário